Este blog foi produzido com as constribuições dos alunos das turmas de 1ª serie do prof Aurelio Fernandes.

O Apogeu do Absolutismo

O Estado absolutista atingiu o ponto máximo de seu esplendor, graças aos impostos cobrados da população.

Na Inglaterra, o rei Henrique VIII criou a Igreja anglicana para reforçar o Estado.
O absolutismo inglês atingiu o auge durante o governo de Elizabeth I, a rainha virgem. No seu reinado desenvolveram- bastantes manufaturas,e houve especial atenção ao fortalecimento da marinha. Os corsários,isto é,piratas que atuavam a favor da coroa.Os espanhóis resolveram sair no tapa com os ingleses pra ver quem mandaria nos oceanos.O rei Felipe II mandou construir uma frota enorme, a Invencível Armada. Partiram pra cima dos britânicos.Todavia,foram fragosamente derrotados numa batalha naval em 1588.

No reinado de Carlos V, na Espanha ,as riquezas da América chegavam em grande quantidade. Felipe II foi um rei ‘como uma aranha no centro da teia, quase imóvel’.

O Absolutismo francês demorou a se consolidar por causa dos conflitos sociais. Os católicos e os protestantes calvinistas brigaram sem parar. Os catolicos formaram a Santa Liga, liberada pelos nobres da família Guise. Os huguenotes foram liderados pelo príncipe Conde. Estavam ligados a família nobre Bourbon e tinham o apoio da Inglaterra.

Na noite de São Bartolomeu, os católicos invadiram invadiram o bairro huguenote e massacraram milhares de pessoas. E os huguenotes iriam responder à altura, num conflito religioso que dividiu a França por 40 anos.

Henrique de Navarra , de família Bourbun , foi coroado rei Henrique V.

O Edito de Nantes , que estabelecia a liberdade de culto na França .Os huguenotes estavam livres para ter suas religiões e manter forças militares nas cidades que controlavam .Mas teve um ministro astuto e bastante ativo, o cardeal Richelieu, mesmo, um homem de igreja foi ministro de estado.
Alguns burgueses tiveram chance de compra títulos de nobreza e ocupar alguns cargo no estado: construíam a nobreza togada.Apesar de manter a liberdade religiosa, ao menos formalmente ,o ministro não hesitou em enviar soldados e ocupar cidades e fortalezas que antes eram controladas pelos huguenotes.

Depois da morte de Richelieu ,o novo ministro todo-poderoso foi o cardeal Mazzarino ,ele cobrou impostos cada vez mais pesados .Houve então diversas revoltas popularas. O auge do absolutismo francês foi alcançado durante o reinado de Luis XIV

Ele não hesitou em acabar com a liberdade de religiosidade.Pelo Edito de Fontanebleau .Os hunguenotes, perseguidos e fugiram do pais .Por causa disso a França perdeu muitos artesões habilidosos e alguns burgueses em ascensão.

O estado gastou rios de dinheiro armando o exercito e se metendo em guerras.
Mandou construir o magnífico palácio de Versalhes com milhares de quartos ,decoração opulenta em estilo barroco.

Luis XIV teve um ministro das fianças chamado Colbert.
No final de seu governo, já existia uma enorme divida publica .Sem dinheiro ,o estado aumentava os impostos sem parar.

O imperador católico da Austrália era da família dos Habsburgo.A Áustria era o mais poderoso estado da Alemanha não-unificada.Ela queria utilizar o catolicismo como instrumento de unificação nacional.A guerra aconteceu por motivos religioso e políticos.

A coisa começou na região da Boêmia , que era dominada pela Áustria.Os nobres protestantes pegaram um representante do imperador.A parti daí vários paises forma se metendo na confusão.
O Tratado de Wesfália pôs fim à guerra .Estados feudais e cada príncipe decidia por conta própria a preferência se seus súditos.

A Espanha continuou combatendo a França mas levou a pior ,tento que assinar a Paz dos Pirineus.
Houve uma longa crise econômica na Europa.Os preços das mercadorias baixaram porque tinha diminuído o numero de comparado.

Com a crise, o Mediterrâneo praticamente as transformou numa zona que comerciava produtos locais, principalmente matérias-primas .E claro que o povo trabalhador foi o mais sofreu com tudo isso.
O feudalismo era incapaz de atender as necessidades econômicas que surgiram.As novas forças capitalista estavam sufocadas por aquela sociedade.

Em alguns paises, a crise foi resolvida com um reforço do absolutismo. Mas na Inglaterra aconteceria uma Revolução Burguesa.